Com doenças virais em alta, principalmente no período chuvoso em que Belém se encontra, é necessário adotar hábitos que contribuam para a prevenção, atitudes que se tornam ainda mais importantes quando se trata de ambientes nos quais estão pessoas com baixa imunidade, como é o caso de pacientes com câncer.
Os enfermeiros do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, Elisângela Galatti e Thyago Machado, abordaram o assunto para hóspedes e colaboradores da Casa Ronald McDonald Belém, nesta segunda-feira, 16, com atenção especial para a catapora e o sarampo – Belém registrou surto da doença neste ano -.
Ambas as doenças são altamente contagiosas e possuem algumas semelhanças. A catapora aparece como bolhas na pele, acompanhadas de coceira local. Já no caso do sarampo, as manchas são menores e mais vermelhas, e a virose acompanha febre alta.
Há pouco tempo a vacina para catapora entrou no calendário vacinal devido aumento no número de casos e pode ser adquirida gratuita pelo Sistema Único de Saúde (Sus). Quem já teve a doença, não está mais sujeito ao vírus por conta da memória imunológica e o indivíduo pode até mesmo cuidar de um paciente com catapora.
O sarampo causa pneumonias, encefalite, dentre outras doenças que dificultam o controle, principalmente quando se trata de baixa imunidade (como pacientes com CA).
O sarampo, a catapora e o coronavírus são transmitidos pelo contato ou pela tosse ou pelo espirro. O mais indicado é cobrir a boca com o antebraço, e não com as mãos, ao espirrar ou tossir. A manifestação dos sintomas pode aparecer duas semanas depois da contaminação.
O uso de máscaras é recomendado apenas em caso de sintomas respiratórios para proteger a si e ao outro, e a máscara simples pode ser usada durante 24h. A máscara com filtro (aparentemente mais grossa), é recomendada para profissionais da saúde para que não sejam contaminados.
Precauções
O método de prevenção mais barato é a higienização das mãos com água e sabão. Depois, álcool gel deve ser utilizado sempre que possível, e manter a distância de um metro ao falar com alguém.
Recomenda-se evitar locais com muitas pessoas e reduzir a circulação de nos ambientes, pois quanto maior o número de pessoas, maior o risco de contaminação. Desta forma, a Casa Ronald McDonald Belém suspendeu as atividades envolvendo voluntários dentro do espaço de acolhimento e o recebimento de visitantes, temporariamente.
Os eventos agendados a partir desta segunda-feira, 16 de março de 2020, serão cancelados e posteriormente remarcados, após emissão de boletim da Secretaria de Vigilância em Saúde Pública informando o controle da doença do coronavírus no Brasil, e também, o controle do surto de sarampo em Belém. A epidemia dura cerca de 120 dias.
Em caso de sintomas, o indivíduo deve procurar uma Unidade de Atendimento.
Tratamento
A catapora possui vacina e o medicamento ajuda a melhorar a coceira. A vacina reduz 90% às chances de adquirir a doença.
Já o sarampo é semelhante à dengue, não existe um tratamento específico, o que é feito é um tratamento para aliviar os sintomas.
Em caso de locais que tenham um caso de sarampo, o ideal é fazer limpeza terminal, retirar os objetos do ambiente e limpar desde as paredes até o chão.
No mais, alimente-se bem e previna-se, as doenças se manifestam com intensidade diferente em cada pessoa e os casos de óbito ocorrem devido ao sistema imunológico baixo do indivíduo.