Presente em mais de 70 países, o movimento ganhou força por conta da pandemia e ajuda a transformar a doação em um hábito de todos.
Mobilizar o Brasil para conquistarmos um país mais generoso e solidário e promover a doação em todo o mundo. Neste ano, a mobilização dos brasileiros começou em março, quando a sociedade percebeu que era hora de doar, em um momento de crise inédita: a pandemia do novo coronavírus.
Por isso, o Dia de Doar 2020, que acontece no dia 01 de dezembro, chega com um apelo mais forte, uma conscientização maior e mais de 6 bilhões de reais doados por toda a sociedade, de pessoas físicas aos grandes bancos, de acordo com o Monitor das Doações.
Em maio, foi realizado o Dia de Doar Agora, uma edição extraordinária em função da urgência trazida pela Covid. No dia 5 de maio, foram 2 milhões e 300 mil reais doados online por pelo menos 3.200 doadores. Além disso, a mobilização alcançou pelo menos 14 milhões de pessoas online.
“Essa situação extrema que vivemos escancarou de um lado as desigualdades e de outro a generosidade. Nos vimos sensibilizados pelo mesmo risco e mostramos ao mundo que o brasileiro é um povo que gosta de doar”, explica o diretor executivo da ABCR, responsável pelo Dia de Doar, João Paulo Vergueiro.
Neste ano, mais uma vez, esse grande movimento deve crescer mais e vai tomar conta de várias comunidades, cidades e estados, milhares de organizações e pessoas se prepararam para receber doações e milhões de brasileiros poderão demonstrar, mais uma vez, seu apoio para os mais vulneráveis.
Em dezembro do ano passado, o Dia de Doar estimulou R$ 2,3 milhões em doações em um único dia, impactando 42 milhões de pessoas nas mídias sociais com a #diadedoar. Foram mais de 100 histórias de doações compartilhadas na plataforma Minha História de Doação.
Já é fato que 90% das pessoas que souberam da campanha em edições anteriores fizeram algum tipo de ação ou doação. Dentro desse cenário, que une uma série de necessidades da população com a maior conscientização e cidadania, o Dia de Doar deve crescer pelo menos 25% em relação ao ano passado.
Todos podem e devem participar
O Dia de Doar é democrático e, quanto mais gente se engajar, maior ele se torna e mais pessoas e causas são beneficiadas. Por isso as campanhas de cada município de todo o Brasil são tão importantes.
Ajudar pacientes de câncer também é o foco da campanha do Dia de Doar, a exemplo é a Casa Ronald McDonald Belém, que acolhe crinças e adolescente com câncer. N
Exemplos não faltam de entidades que buscam no Dia de Doar a ajuda que necessitam.
Sobre o Dia de Doar
Desde 2013 o Brasil participa do Dia de Doar, que começou um ano antes nos Estados Unidos, em 2012, criado pela organização nova-iorquina 92Y. Atualmente a campanha é mundial e conta com a participação oficial de mais de 70 países. O #GivingTuesday (terça-feira de doação), como é conhecida a data lá fora, é promovido sempre na primeira terça-feira depois do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) e seguindo as datas comerciais já famosas como Black Friday e Cyber Monday.
O Dia de Doar é realizado pela pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos – ABCR, com apoio do Movimento por uma Cultura de Doação e em parceria com a Umbigo do Mundo, Fundação Jose Luiz Egydio Setúbal, Instituto Mol e Movimento Bem Maior. A ABCR é a representante oficial da data no Brasil junto ao movimento global do #GivingTuesday.São parceiros do Dia de Doar:
Mais informações em: https://www.diadedoar.org.br/