Na manhã desta quinta-feira, 25 de janeiro, foi realizado a Cerimônia de Assinatura do Contrato de Doação do Projeto de Aquisição de Micro-ônibus firmado entre o Consulado do Japão em Belém e a Associação Colorindo a Vida, gestora da Casa Ronald McDonald Belém.
O objetivo do Projeto é a aquisição de um micro-ônibus adaptado para atender às crianças e adolescentes acolhidas pela instituição. A verba doada, no valor de 68,551 dólares, foi viabilizada por meio do programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC), que o Governo do Japão oferece a vários países com o intuito de promover a cooperação e na busca de uma sociedade mais pacífica e com qualidade de vida ao ser humano.
Na cerimônia estiveram presentes, Keiji Hamada, Cônsul-Principal do Consulado do Japão em Belém, Rosa Maria Ferreira Gonçalves Pires, Presidente da Associação Colorindo a Vida, Raimundo de Vasconcelos Oliveira, Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Colorindo a Vida e funcionários da instituição.
O Cônsul Principal do Consulado do Japão em Belém, Keiji Hamada relatou sua satisfação em realizar a doação. “É muito importante esse momento, de doar esse micro-ônibus para esta instituição. O micro-ônibus é essencial para as atividades dessa casa, pois transporta diariamente crianças com câncer para o hospital. Estou muito feliz sendo um dos colaboradores dessa casa” comemorou Hamada.
Segundo a presidente da instituição, Rosa Pires, a doação pelo Consulado do Japão a Casa Ronald McDonald Belém de um micro-ônibus, demonstra a credibilidade no trabalho que a Casa realiza, pois esse processo de doação é bastante criterioso. “Nós da Casa Ronald McDonald Belém estamos muito agradecidos e felizes pois esse micro-ônibus irá proporcionar um conforto melhor no transporte das crianças até o Hospital Oncológico Infantil Otávio Lobo para realizarem seu tratamento”, comemorou.
Para o presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal, Raimundo de Vasconcelos, a doação é muito importante, pois vai ao encontro da necessidade da instituição. “Essa doação do Consulado do Japão vai nos possibilitar transportar pessoas com deficiência, como cadeirante e outros. É um momento de agradecer a Deus por ter nos dado essa ideia, a equipe técnica, que trabalhou no projeto e acompanhou o resultado e o Consulado do Japão que se sensibilizou com nossa obra, que é muito importante para nossas crianças e adolescentes”, disse.
Sobre o programa- O APC é um programa do governo japonês que apoia organizações a fim de auxiliar na implementação de projetos de desenvolvimento humanitário para minimização dos problemas sociais nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, que compõem a jurisdição do Consulado do Japão em Belém.
Desde 1999, através deste programa, o Consulado proporciona anualmente, assistência financeira não-reembolsável a entidades não-governamentais (ONGs), governos locais, e outras organizações sem fins lucrativos, viabilizando a realização de diversas construções, reformas e compra de equipamentos para hospitais, estabelecimentos de ensino fundamental e outros.
Sobre a Casa Ronald McDonald Belém- A Casa acolhe, temporariamente e de forma gratuita, crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, do interior do Pará e de estados vizinhos pactuados, em tratamento de câncer no Hospital Oncológico Infantil Octavio Lobo, em Belém. Atualmente, a instituição comporta 35 pacientes e seus acompanhantes, totalizando 70 hóspedes, oferecendo 5 alimentações diárias, transporte de ida e volta para o hospital e atendimento psicossocial.