Um carro do Corpo de Bombeiros. Este foi o pedido feito pelo pequeno João Miguel, de 05 anos, através de um áudio de WhatsApp gravado. Ele tinha direito a três pedidos, mas a única coisa que cogitou foi um carro do Corpo de Bombeiros com direito à mangueira que sai água de verdade. O que João Miguel não imaginava é que o desejo do brinquedo vinha junto com membros do Corpo de Bombeiros e com uma viatura da corporação. O sonho do pequeno foi realizado através da mobilização de colaboradores da Casa Ronald McDonald Belém, onde ele e a mãe hospedam-se. A entrega foi feita no dia da festa de Natal da instituição, e como João encontrava-se no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, a viatura do Corpo de Bombeiros partiu para lá.
A história
João Miguel foi acometido de Leucemia Linfoide Aguda com um pouco mais de dois anos. O diagnóstico foi feito após diversos sintomas aparecem na criança, como fraqueza, suadeira, inchaço e desmaios. Contudo, como ele nasceu apenas com o rim direito, a mãe, Gildete, imaginou que era algo relacionado a isto. Mas após uma bateria de exames, tanto no setor público de saúde, quanto no privado, o médico informou que João Miguel precisaria de transfusão.
“Eu imaginei que era por causa do rim e morria de medo da hemodiálise, mas o médico informou que era por causa de um tipo de câncer. Eu não sei explicar o que senti na hora, era como se a ficha não tivesse caído, mas arrumamos as malas rapidamente e já demos entrada no Hospital Regional de Marabá com encaminhamento de sangue e plaqueta”, relata Gildete, que é natural da cidade de Bom Jesus, Região Metropolitana de Marabá.
Do sudeste do Pará, a mãe e o filho foram encaminhados para o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo na capital. Após quatro meses internados, eles conseguiram continuar o tratamento com o auxílio de hospedagem, alimentação e transporte oferecidos pela Casa Ronald McDonald Belém, onde hospedam-se há um ano.
Atualmente, João Miguel está com quatro anos e está com a medula limpa, cumprindo apenas o protocolo do tratamento.
E sobre o sonho de ganhar um carro, a mãe de João Miguel explica que ele tem essa ideia desde que começou a falar. “É o carro dos sonhos dele. Tudo o que ele assiste é de Bombeiro, quando estamos na rua e passa o carro dos bombeiros, temos que parar para ver o carro passar. E hoje ele quer ser Padre mas em segundo lugar, vem ser um militar do Corpo de Bombeiro”, explica.
Adoção da carta
Todos os anos a Casa Ronald McDonald Belém disponibiliza três cartas para serem preenchidas pelos hóspedes da instituição com o objetivo de realizar ao menos um desejo de cada criança e adolescente.
No período do preenchimento das cartinhas, João Miguel estava internado, mas não ficou de fora. Ele gravou um áudio via WhatsApp e a equipe da Casa disponibilizou a um doador. Ao ouvir, o administrador de empresas, Eric Brawl, não teve dúvidas de que realizaria o pedido do menino. “A forma doce como ele pediu me tocou o coração”.
E sabendo do encanto de João Miguel pelo Corpo de Bombeiros, a Casa Ronald McDonald Belém entrou em contato com o comando da capital e bombeiros militares estarão presentes na festa de Natal da instituição para entregar o carro doado por Eric ao pequeno João Miguel, que terá a oportunidade de conhecer de perto uma viatura do Corpo de Bombeiros.